Black Friday
Vocês já devem ter visto vários sites anunciando que 29 de novembro é a “Black Friday” aqui no Brasil e também nos Estados Unidos. No Facebook e Twitter começou a aparecer isso aos montes em forma de anúncios pagos. Foi aí que muita gente então resolveu perguntar o que é essa tal de “black Friday” e qual a origem da expressão.
“Black Friday” não tem nada a ver com macumba, bruxaria, mau agouro, etc. Nesse caso, é até uma coisa boa. Enfim, boa para quem adora promoções, descontos, preços baixos e coisas assim! Pois, na “black Friday” grandes lojas vendem produtos com descontos incrivelmente incríveis (desculpe-me, mas usei isso para dar ênfase mesmo!).Nos Estados Unidos, o dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é sempre celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro; já o dia seguinte ao Thanksgiving Day é chamado de “black Friday”. Trata-se do dia no qual lá nos Estados Unidos o período de compras natalinas tem início. Assim, esse ano – 2013 – a “black Friday” cai na próxima sexta-feira (29.11). Logo, aqui no Brasil – “um pouco desvirtuado” – as grandes lojas resolveram adotar o costume americano e fazer o mesmo: oferecer descontos para dar aquele pontapé no período de compras para o Natal. O curioso é que embora não seja um feriado nacional, várias empresas americanas dispensam os funcionários só para que eles aproveitem as promoções e descontos oferecidos. É um negócio de louco.
Sobre a origem do termo “black Friday” há duas teorias possíveis. A primeira diz que as pessoas iam de carro até o centro da cidade de Filadélfia para fazer suas compras. Essa invasão de carros deixava marcas escuras nas ruas do centro da cidade, a polícia daquela cidade ficava louca tentando controlar o trânsito (carros, pedestres, etc.) e, portanto, eles – os policiais – começaram a chamar essa sexta-feira de “black Friday”.
Outra teoria diz que “black Friday” está relacionada às cores usadas para registrar as perdas e ganhos nos registros contábeis de um comércio. Assim, a cor vermelha era usada para representar as perdas. É daí que vem a expressão “estar no vermelho” (be in the red). Já a cor “preta” (black) era usada para indicar os ganhos. Como nesse dia de abertura das compras natalinas, os comerciantes registravam mais ganhos que perdas, eles a chamavam de “black Friday”.
E é isso aí! Agora você já sabe por que eles falam “black Friday” e sabe também que é um dia de muitos descontos nas lojas. Portanto, aproveite! Take care, you all! Boas compras!